Organizações internacionais, transnacionais e organizações não governamentais

Duas importantes instituições financeiras internacionais foram criadas na Conferência de Bretton Woods, realizada em 1944 para reorganizar a economia capitalista após a Segunda Grande Guerra Mundial: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), uma instituição do Banco Mundial.

Um dos objetivos, após a Segunda Guerra Mundial, era diminuir as diferenças entre ricos e pobres. Isso não aconteceu. 

Isso era esperado. Estas instituições financiaram ajudaram países europeus aliados aos EUA que foram destruídos durante a Guerra.  Em consequência, após estas duas instituições se direcionarem aos países recentemente industrializados fora da Europa, só acentuou as diferenças econômicas entre as regiões do planeta.
Quarenta e quatro países participaram da criação do FMI em 1944. Desses, 29 assinaram o Conselho Constitutivo do organismo no final de 1945.

Hoje são 188 países membros, inclusive o Brasil que muito pediu ajuda a este órgão para se industrializar nas décadas de 1950, 1960 e 1970 fazendo com que o mal necessário, para aquela época, do aumento da nossa dívida externa.

O Banco Mundial foi criado pelos 44 países participantes da Conferência de Bretton Woods, entre eles o Brasil.
Este organismos teve papel importante na reconstrução da Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Hoje o Banco Mundial vira para os país pobres, fazendo com que os mesmo continue pobre através da dependência financeira que estes países precisar se enfiar para sobreviverem as mazelas da atualidade.

Empresas Transnacionais: são aquelas que estão registradas em um país, mas desenvolvem atividades em vários outros.

Inicialmente eram empresas do setor primário. Hoje controla o secundário (indústrias) e o terciário (serviços, em especial os financeiros (bancos).
Como podem notar, os lucros dessas empresas são enormes. Em contrapartida as pessoas que trabalham para estas empresas vivem de salários miseráveis, fazendo com que as regiões onde estas empresas estão localizadas não usufrua dos mesmos benefícios dos países de origem das transnacionais para onde vai a maior parte dos lucros.

Organizações Não Governamentais (ONGs): são organizações formadas pela sociedade civil e não estão ligadas a governos, partidos políticos ou empresas (pelo menos na formalidade das mesmas), agindo de maneira autônoma (nem tanto).

Desenvolvem atividades de interesse público (embora não pertençam ao Estado), fazendo parte do Terceiro Setor.

Fto - brasilsoberanoelivre 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.